quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quem deve ficar com a guarda do filho menor??

Com quem deve ficar a guarda de um filho menor????
Gostaria de saber a opinião de vocês, pois a cada dia estamos sendo mais procurados em questões envolvendo menores.
Em regra, os filhos permancem com a mãe; ocorre que muitos pais também tem condições de exercer a guarda das crianças.
Sou defensora da "Guarda Compartilhada Litigiosa" quando não há consenso entre os genitores; destarte, é inquestionável que as partes se separam uma da outra, mas não dos filhos.
Entendo que os juízes devem considerar - no momento de decidir o litígio - quem possui as melhores condições (principalmente emocional) de cuidar dos menores. 
Vamos discutir esta questão... A criança deve permancer com a parte que lhe dê um maior equilíbrio emocional.
Beijos.

2 comentários:

  1. Acho que quando os menores já tem pelo menos uns 4/5 anos eles já devem ter uma "vontade própria" que deve ser considerada. De querer ficar com a mãe ou com o pai. A psicologia também ressalta como é importante para os pequenos ter 1 lar, no sentido de, não passar por exemplo, 3 dias com um e 4 com outro, todas as semanas, pois assim fica difícil para eles criarem uma identidade de lar e se sentirem sempre numa mudança, sem uma residência fixa. Já pensou, deve ser ruim isso mesmo né? Mas é importante também que o filho passe mais do que só um final de semana com o pai ou mãe. Afinal de contas é no dia-a-dia que a coisa pega, onde é construída a educação! O que deve ser uma tarefa muito difícil.. rs.. Por isso acho importante que a criança se manifeste sobre sua vontade de com quem ficar e quem o tempo com o outro (pai ou mãe), seja bem distribuído, de forma que não cause nenhum stress, mas que também não seja pouco demais... Difícil! E é claro... muito difícil colocar uma obrigação dessas na vida das crianças... Por exemplo, pode ter vezes que ela quer ficar em casa mas é dia de ficar com o pai.. Que complicado isso! Ou está com a mãe mas queria sair com o pai... Eu sou filha de pais separados desde os 3 aninhos... e por sorte sempre pude escolher quando e com quem e eu queria ficar. Mas nem sempre é assim.. Complicado!

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho que é bem complicado.
    O importante é resguardar as crianças para que elas não sofram alienação parental - do pai ou da mãe.
    Gostaria muito que o Poder Judiciário pudesse ter um braço nas questões que envolvem menores, mas sabemos que isto é impossível.
    Beijos.

    ResponderExcluir