quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fórum de Caxias do Sul - RS

Retornei de Caxias do Sul hoje pela manha; estava trabalhando.
Escrevo para dividir minha satisfação com o atendimento dos funcionários do fórum estadual daquela comarca.
A educação e algo que traz respeito e traz uma sensacao de exito, mesmo se a resposta for contraria aos nossos interesses, pois se compreende os motivos que levam a uma negativa.
E um exemplo a ser seguido...
Parabéns aos funcionários do Forum da Comarca de Caxias do Sul - RS.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estatuto da Diversidade Sexual

A OAB, através da Comissão Especial de Diversidade Sexual  enviou ao Parlamento brasileiro o Anteprojeto do Estatuto da Diversidade Sexual. É um projeto bem interessante e revolucionário.

Sem dúvidas, é um projeto ousado que, com certeza, irá gerar muitas polêmicas.

Recomendo a leitura do ateprojeto através do link abaixo:

http://www.oab.org.br/arquivos/pdf/Geral/ESTATUTO_DA_DIVERSIDADE_SEXUAL.pdf

Minha mãe perguntou se eu era a fovor ou contra.
Em primeiro lugar, sou uma pessoa que não tenho preconceito de nada; penso sempre no ser humano como corpo e alma e não pela escolha sexual, pele, etc.
Em segundo lugar, entendo que vivemos em uma nova era e que a diversidade sexual faz parte dela; assim, concordo que a nossa legislação deva acompanhar a evolução do mundo.
Ao final, penso que algumas situação deveriam ser reanalisadas, primordialmente em seu art. 37, o qual reza que a adequação à identidade de gênero poderá iniciar-se a partir dos 14 anos de idade.
Com todo respeito, mas com 14 anos o adolescente ainda não sabe do caminho de sua vida; em resumo, algumas situaçãos devem ser ponderadas.

O que vocês acham do assunto?

Um beijo a todos, em especial, aos que sofrem algum tipo de preconceito.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

08.12 - Dia da Família

Hoje é o dia da Família.
O que é família?
Peço licença para transcrever um trecho de uma mensagem recebida por e-mail, de um autor desconhecido, que entendo retratar de maneira singela, mas objetiva, o que é, na prática, uma família:

"Você tem consciência que, se morrêssemos amanhã, a firma onde trabalhamos nos substituiria rapidamente? Mas a família que deixamos para trás, sentirá a nossa falta para o resto das suas vidas.
[...]
Você sabe o que significa a palavra Família em  inglês?
'FAMILY' = (F)ATHER (A)ND (M)OTHER (I) (L)OVE ( Y)OU: Pai e Mãe Eu Amo Vocês."

Faço apenas uma pequena observação, para dizer que pai é mãe não precisam, necessariamente, ser pais biológicos e, nem, exclusivamente, um homem e uma, mulher... não podemos, nunca, nos esquecer da realidade das famílias formadas por homesexuais, das famílias mosaicas, reconstruídas ou pluriparental (os meus, os seus, os nossos), famílias monoparentais (mãe e filho, pai e filho, avó e neto, avô e neto), das famílias anaparentais (irmã e irmão, ou seja, com ausência de ascendente) e todas as demais famílias constituídas com afeto.
Um abraço carinhoso a todas as famílias...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

História de Divórcios

Na ultima pastagem comentei sobre o número de divórcios em nosso pais.
Na minha opinião, não existe divorcio de fácil resolução, pois ao terminar uma relação,as partes podem - eventualmente - continuar amigas, mas esta e a exceção.
Em regra, existe uma grande animosidade.
Quando rompemos uma relação, rompemos um história de vida, divergimos interesses, atingimos familiares (que, inevitavelmente tomam partido), filhos, amigos e, se tudo isto por si só não bastasse, existe ainda o aspecto financeiro.
Divorciar/separar da pessoa que um dia declaramos amor e delicado...
Me recordo de uma situação em que uma das partes não queria se divorciar da outra; ela chegou a atirar pedras na casa de seu(sua) do companheiro(a). Foi horrível.
Em outra ocasião,uma das partes forjou um assalto.
Cada situação e uma história de vida mal resolvida.
Quem nao conhece uma passagem de dor vivida por um familiar e/ou amigo?
Temos de auxiliar as pessoas a manter o equilíbrio, evitando, com isso, situações que podem acabar em uma tragédia familiar.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Número de Divórcios no Brasil

Conforme muitos devem ter visto nos noticiários, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estatística do número de divórcios e separações no nosso país.
Em 2010, tivemos 243.224 divórcios registrados, dos quais, 40,9% foram de casamentos que duraram no máximo 10 anos (não está computado, aqui, o número de separações).
As informações referentes à faixa etária dos casais na data da sentença de divórcio mostram que as médias de idade se elevaram para ambos os cônjuges. Em 2010, a idade média dos homens ao divorciar foi de 43 anos. Em 2000, essa idade era de 41 anos. Entre as mulheres a diferença aumentou apenas 1 ano no período analisado, sendo a idade média atual de 39 anos.

No último congresso que participei, o palestrenta disse algo que me chamou a atenção.
Quando alguém se divorcia, constuma-se dizer - em regra -: "coitado da pessoa X... que situação horrível... perdeu família, dinheiro, etc..."

No entender do palestrante, estamos errados ao dizer e/ou pensar desta maneira, pois o correto seria o falar o seguinte:

"Meu amigo, parabéns pela coragem... se você se divorciou é porque as coisas deveriam estar muitos difíceis... busque sua felicidade e vá em frente..."

O QUE VOCÊS ACHAM DA SITUAÇÃO?
O QUE MOVE AS PESSOAS A SE SEPARAREM/DIVORCIAREM?
O QUE PRENDE UMA PESSOA A UM CASAMENTO INFELIZ?

São questionamentos difíceis de serem respondidos, mas é a vida... que se faz presente em todos os cantos do mundo...